Quero Sal…

…em tudo, um pouco!

Shownalismo Americano 4 de setembro de 2010

Filed under: EUA,Jornalismo,Vida — ... @ 23:35

Humor do dia: Tédio.

Sonhei com uma tempestade e com o mar. Acordei com uma vontade de ligar a televisão, coloquei no canal news (notícias). Pisei com tudo na casca da banana e cai de cara no chão. Meu primeiro “shownalismo” americano. Lembrei da imprensa brasileira, do caso Nardoni, caso Bruno e tantos outros que já não sei. Lembrei-me do meu professor de jornalismo da Pontíficia Universidade Católica de Campinas (Puc Campinas), Adauto e a prova baseada no livro Shownalismo, José Arbex Jr, Editora Casa Amarela.

O cinegrafista mostrava placas escritas “Go Home Earl” (Vá para casa Earl). Veio-me em mente a placa de um carro em Gilroy (CA) “No Obama”. Não sei o motivo da relação, mas é quase a mesma coisa que “Go Green” (Vá verde) que originou a expressão “gringo”. Ok, mas o fato é um hurricane (furação), o Earl!! O defastador, o medonho…o tal!

Ele derruba tudo mesmo, até o hibope dos outros programas televisivos. Assim a CNN,  Today e San Francisco by Area, os jornais que assiti, conseguiram passar o dia só falando do Earl. Mostraram o estimado no passado, todas as reportagens de Earl em outros anos.  Em seguida, uma repórter de boné (estranho, boné?) e moleton vermelho chama a âncora para então a hard news.

Perguntas idiotas, como “Você está com medo do hurricane?”. Cremilda Medina, gente!! É, livro chatinho, mas inteligente: Entrevista: O dialógo possível, Editora Ática. Sem contar as imagens, placas em todos os cantos de New York e Carolina do Sul “Go Home Earl”.  Como em um pulo, de volta ao estúdio, a mulher do tempo de micro vestido preto, brinco de balada repete a mesma informação. Não sou o Homer Simpson!

Entendo a relevância da informação mas não precisa ser cansativo. Tenho acompanhado as news pois tenho voo marcado para New Jersey dia 5 de setembro. Segunda, dia 6, comemora-se o Dia do Trabalho. Os aeroportos estarão um caos, eu estarei perdida e desesperada. A repetição “Go home Earl” no canal CNN não me ajudará em nada.

Jornalismo americano

Sorry, mas eu prefiro as roupas da Fátima Bernardes. A repórter da CNN estava nas praias do Oceano Atlântico, loira, de brincos de balada, um moleton escrito CNN (fonte Arial 30), um boné vermelho CNN (eu diria MST – Movimento dos Sem Terra). A outra repórter do outro canal estava de moleton e boné, e no meio da link ao vivo ela para na areia com as pernas abertas. O outro repórter vestia  jaqueta de couro.

Seriedade? Preciso aprender mais sobre o jornalismo americano.

Informações

Vários voos serão cancelados. Ainda não sabe-se quantas pessoas perderam o feriado devido ao Earl. O melhor a fazer é entrar no site da Cia Aerea e confirmar se a cidade destino está em risco. Meu voo ainda não foi cancelado e espero que não seje.

 

2 Responses to “Shownalismo Americano”

  1. Jonas Says:

    EUA fede uaehuahe.
    Mas que bom que vc tá mostrando o que algumas pessoas desconhecem.
    Earl, morra auehueahu

  2. amiga culta é outra coisa!! Adorei todas as observacoes e o mais importante: nunca mais vamos perder um sabado em frente a tv, ok?


Deixe uma resposta

