Quero Sal…

…em tudo, um pouco!

Como lidar com conta bancária nos Estados Unidos 22 de novembro de 2010

Filed under: EUA,Músicas,Vida — ... @ 23:35

Humor do dia: cansada. Texto proibido para economistas ou pessoas boas em lidar com “grana”

Toda vez que penso na minha conta bancária nos Estados Unidos lembro-me de um trecho da música dos Mamonas Assassinas (1996), “Money que é good nois no have…”. Mais importante do que ter dinheiro aqui, é saber como abrir, lidar e fechar uma conta bancária. Muitas pessoas ficam doidas, perdem dinheiro e não sabem por onde aquele um dólar sumiu.

Primeira lição fundamental é saber que em cada estado há bancos diferentes. Por exemplo, o banco A só existe em Nevada e o banco C só existe em New Jersey. Conheço um único banco nacional, o Bank Of America. Segunda lição, os bancos quase não cobram taxas como no Brasil.

Eba, então tá fácil? Calma, não é bem assim. Primeiro, quando abre-se uma conta a agência perguntará quanto de dinheiro pretende-se depositar mensalmente. Se conseguir colocar em torno, o banco não desconta nada, do contrário desconta alguns porcentos, que varia de banco em banco.

Terceira lição. Demorei para aprender, com isto devo ter perdido alguns dólares. Achou legal né? Mas não é, vamos lá. Existe o checking (conta normal) e o saving (a poupança). Alguns bancos só permitem abri um banck account – “checking” (conta bancária) se abrir a poupança junta (saving). Alguns  só o checking está ótimo.

Quando coloca-se dinheiro no saving, no final do ano o banco calcula o quanto tem-se de dólares e descontam uma grande porcentagem, que infelizmenten não sei dizer exatamente e também varia de agência. No Brasil, é comum colocar dinheiro na poupança para lucrar uns 2% ao ano. Portanto cuidado!

Abrir conta

Fácil e rápido, como quase tudo nos Estados Unidos. Brasileiros precisam apresentar passaporte, visto, carta da faculdade (se estudante) ou qualquer outra carta que demonstre o que faz por aqui, comprovante de endereço e Social Security Card (não basta só o número).

Alguns bancos, como o Banck Of America, permite ao cliente escolher o fundo do cartão. O meu é de gatos e cachorros, e não paguei nada a mais por isto. Tudo é personalizado. Ah, e para a segurança no alto do cartão vai uma foto menor que 3×4.

Era digital

Como tudo aqui é internet os clientes conseguem fazer tudo on-line como ver a movimentação, gastos, transsações e etc.. Todos estes serviços, considerados básicos, são de graça. Diferente do Brasil que até para colocar a senha paga-se. Claro que há serviços pagos, sinceramente, não preciso até então.

Ai que burra, dá zero para ela!

Abri uma conta na California no Wells Fargo. Em New Jersey não tem este banco e não fechei a conta ao mudar-me. Por sorte, este comprou o Wachovia, porém ainda não é possível fazer nenhum serviço em NJ, só depositar e retirar dinheiro no caixa, nada de ATM  (caixas eletrônicos). Por isto repito e não canso: se mudar de estado feche a conta bancária!

Lembre-se

Nos Estados Unidos tudo é cartão, ninguém usa dinheiro. Porém, máquinas falham e na hora só o cash mesmo!

Música que traduz em partes:

A música  a seguir Reggae do Manêro, dos Raimundos, apesar de algunas expressões que não gosto, traduz um pouco do que sinto. Sem dinheiro, comendo porcaria e sem cortar o cabelo…

 

 

5 Responses to “Como lidar com conta bancária nos Estados Unidos”

  1. jessica Says:

    Ola,
    Eu voltei para o Brasil sem fechar a conta que era no Wachovia e depois foi comprado pelo Wells Fargo. Eu nao consigo acessar a conta on line, por causa de mudança de banco. Minha conta era FREE Student checking account. Sabe se eles podem mudar o tipo de conta e me cobrar taxas. Ja faz mais de um ano que a conta esta nesta situação. Enviei um email ao Wells Fargo, mas aina nao obtive resposta. Sabe o que mais posso fazer e quais as possíveis consequências de não ter fechado a conta?

    Obrigada!

    • ... Says:

      Jessica, como vai?
      Seguinte, meu caso foi ao contrário, tive conta no Wells Fargo e depois no Wachovia.
      E fiz o cancelamento da minha conta através de um email com o banco. Tente enviar outro email com o banco e não tente acessar pela internet. ok? Existia algum dinheiro nessa conta?
      Se possível, tente scanear os documentos – passaporte, o visto, etc..que poderá facilitar. Não sei dizer se pode ter algum problema, mas se você não está negativa, acredito que não terá nenhum. O processo de fechar através da internet é para ser simples. Se não me engano tem um email só para pedidos de cancelamento de conta, OK??

  2. Silvia M B F Says:

    Olá Bárbara , meu nome é Silvia e moro em Jundiaí ( São Paulo).Gostaria de pedir uma ajuda. Talvez se vc não puder me ajudar, alguém que estiver por aqui , quem sabe , possa me dar uma dica.
    Abri uma conta no WELLS FARGO na CALIFÓRNIA , agora dia 2 de janeiro de 2013 e na época achei que era negócio ir mandando dinheiro para lá do que comprar dólares aqui.Achei vantagem pq vou 2 vezes por ano mas agora o que ocorre é que quero fechar e lá eles me falaram ( na época) que qq banco brasileiro faria isso para mim.Isto não é verdade pq já tentei todos.Vc sabe como eu poderia resolver?

    • ... Says:

      Olá Silvia, como vai?

      Olha acho realmente difícil os bancos brasileiros resolveram para você.

      As formas de fechar conta do Wells Fargo.

      Via telefone (tenha em mãos todos os seus dados) ou por e-mail. Normalmente isso só basta.
      Abraços.


Deixe uma resposta

