Quero Sal…

…em tudo, um pouco!

S.O.S Carteira de Motorista em New Jersey 3 de dezembro de 2010

Filed under: EUA,Vida — ... @ 23:35

Humor do dia: Bom. Texto proibido para americanos

Quase três meses de sofrimento, angústia, choro, indignação e raiva. Tirar carteira de motorista em New Jersey (NJ) é quase impossível. Senti-me como ilegal, embora todos meus documentos comprovassem ser imigrante temporária. Cada estado nos Estados Unidos têm diferentes leis para motoristas. Em NJ adolescentes de 16 anos podem adquiriar licença especial, aos 17  uma provisória e  aos 18 anos a permanente, contanto que mostrem serem norte-americanos ou legais. Diferente da CA que não pede-se comprovação de legalidade, de acordo com o telejornal New Jersey 12 News.

Parece fácil, mas é estressante e qualquer pessoa pode precisar de tratamento psicológico após sair de um DMV (Departament of Motor Vehicles). Legais, acima de 21 anos ao comparecerem em uma agência precisam apresentar 6 points of verification (seis pontos de verificação). Há uma lista, eu escolhi: Passaporte com todos os papeis originais entregues pelo consulado norte-americano (no Brasil),  ATM Card (cartão do banco), Social Security card (Cartão do Seguro Social) e comprovante de endereço.

Com tudo em mãos, menos o comprovante, fui até a agência em Randolph. “From Brazil!”, alegrou-se o atendente de cerca de 50 anos de idade. “Brazil meu Brasil brasileiro”, continuou cantando para em seguida dizer em inglês que eu esqueci o tal comprovante. O simpático Thomas olhou direto em meus olhos. “Por que só encontro pessoas de São Paulo nos States”, perguntou em português. “Serão os paulistas os únicos trabalhadores?”. Com um sorriso mole respondi um talvez. Para alegrar-me, explicou-me os detalhes da documentação necessária.

Cheguei em casa triste, liguei para meu único banco até então, o Wells Fargo na California, pedi para entregarem via correio meus extratos, que até aquela semana vinha só por e-mail. Após um mês, voltei para tirar minha carta e não consegui fazer a prova pois meu banco enviou toda a correspondência com meu antigo endereço em parceria com o meu atual.

Até este dia, pensei que o erro fosse totalmente meu. Tive que ir há um banco em  New Jersey (leia o post “Como lidar com conta bancária nos Estados Unidos “, para entender como funciona os bancos nos States). Abri uma conta, porém como não tenho muito dinheiro, todos meus extratos seriam enviados via e-mail. Como comprar meu endereço?

“Vamos dar um jeitinho brasileiro”. Terceira vez no DMV. Apresentei todos documentos novamente e imprimi meus papeis do banco e coloquei no envelope no qual veio meu cartão de débito junto com a carta do cartão. A mulher nem abriu o envelope e liberou-me para a prova. “Good Girl, mail in the envelop” , disse. (Boa garota, correspondência no evelope). Poderia ter falsificado algo e ninguém saberia!

Feliz, fui fazer o teste. São 50 questões de alternativa em um computador. Só pode errar 10. Toda a prova é inglês, porém pode escolher em português, espanhol, francês etc.. Não escolhi em português pois o manual é  em inglês, e expressões já havia decorado. Resultado 30 acertos.

Voltei para casa achando impossível obter minha carteira de motorista em New Jersey. Liguei para uma conhecida mexicana. “Você deveria ter pulado as questões que não sabia”, explicou. “Enquanto isto você ganha pontos com as que sabe, e por último ficam as dificíes”.  Não sabia disso, assim fica fácil pensei e reclamei por não ter instrunções.

Novamente

Na minha quarta vez na agência, meus pensamentos eram de tranquilidade. Pensei em pular as perguntas complicadas, além disso, havia pedido para minha mãe rezar para todos os santos para mim. Tudo em vão. Só 36 acertos. Xinguei em inglês e fiquei reparando no imigrante japonês. Coitado, fez a prova em 15 minutos e não passou. Com certeza, ele não sabia que podia pular as questões, quase sai correndo atrás dele para avisar.

Remarquei minha próxima prova e diferente das informações recebidas de imigrantes, eu posso fazer a prova tantas vezes necessária e não apenas três vezes. Porém repetidos fracassos é preciso esperar alguns meses.

Na semana do Thanksgiving fiz a prova.  O japonês, aquele mesmo, estava lá novamente.  Ele provavelmente não sabia que pode pular as questões, em 15 minutos saiu triste.   Angústia novamente, 38 questões certas e só poderia ter mais dois erros.  Assim erei uma,  falei um palavrão baixinho. Não sabia e não entendi mais nada, chutei e passei!

Minha vontade era de abraçar o examinador. Meu Deus, queria ligar para minha mãe no Brasil e pedir para ela ir até a Pirapora de joelhos.

A hora de verdade

Ao sair do teste tem que apresentar todos os documentos novamente. Dessa vez o problema foi com meu nome. A mulher implicou que no meu passaporte Bárbara aparece como primeiro nome e XY como sobrenome (erro meu e da Polícia Federal, órgão responsável por emitir passaporte no Brasil). O meu ATM e correspondência aparecia só como Bárbara X. Yy, o “X.” então seria meu nome do meio (o que é verdade). Porém, quando tirei meu passaporte não havia lugar para nome do meio e a pessoa explicou. “Não tem problema, coloque o do meio no campo sobrenome”.

Dirigi na estrada chorando de verdade.  Um sentimento de raiva muito forte, talvez a primeira vez na vida que senti raiva de verdade. Chorei, chorei, chorei sem parar e dirigindo. Os motoristas me olhavam assustados. Gritei várias vezes dentro do carro
alguns palavrões em inglês. Assim, tive que mudar todos os meus documentos nos Estados Unidos, mais uma semana de dor de cabeça.

Uma semana depois, com todos os documentos alterados e um comprovante de endereço consegui meu New Jersey Drives License (carteira de motorista do estado de New Jersey).

Não precisei fazer a prova prática de direção pois apresentei minha carteira de motorista do Brasil com a carteira internacional de direção.

Dicas e pasmem

Tirar carta nos Estados Unidos é fácil. Porém não tem como dar jeitinho brasileiro. É necessário ter todos os documentos certos, com nome corretamente escrito e comprovar endereço. Não é preciso (acima de 21 anos) fazer aula é só realizar o teste teórico e dirigir na cidade com um instrutor. As provas devem ser feitas em dias diferente, porém passando pode-se pegar a carta na mesma hora.

O exame oftalmológico é feito por um atendente qualquer e não por um médico igual no Brasil. Só precisa colocar os olhos numa caixinha pequena e ler! Fácil e estranho.

A foto é tirada na mesma hora para evitar falsificações e pode-se sorrir !

Apesar dos problemas, estou super feliz de ter minha Drives License.

Sonho

Apesar dos Estados Unidos terem carros gigantes, meu sonho de consumo no momento é este carrinho (abaixo), que claro não comprarei.

(foto tirada da internet)

 

19 Responses to “S.O.S Carteira de Motorista em New Jersey”

  1. Luci Says:

    Barbara, estou no mesmo dilema que vc, inclusive hoje irei fazer pela terceira vez o teste. Se vc topar podemos traduzir juntas o manual para o portugues e assim ajudar brasileiros, que como nos precisam passar no teste. Ja estava me sentindo pessima por nao ter passado, mas fiquei feliz em saber que vc passou e vou fazer o mesmo, pular as que eu nao sei, porque eu nao sabia disso!!rsrsrs. Luci.

  2. Luci Says:

    Passei no teste escrito…..sua dica fui muito util, mais facil ir pulando as perguntas que vc nao sabe, mesmo elas voltando no final vc acerta primeiro a que sabe e fica com mais opcoes para errar no final. Muiiitttooo obrigada!! Agora terei q fazer o teste pratico, nao tem jeito, a lei mudou e mesmo tendo a carteira internacional do Brazil precisa fazer o teste pratico! See ya!

    • ... Says:

      Oi Luci
      Como esta??parabnes…fico feliz que tenha passado no teste….
      é só uma pena que agora tenha que fazer o teste pratico..mas será fácil..espero..boa sorte…..
      beijos !

      • Luci Says:

        Obrigada, o teste so sera no final do mes, espero que seja facil…Eu ja dirijo no Brasil a 10 anos e agora ter que fazer os testes novamente…rsrsrs Bem, depois volto aqui para contar como foi. Bjs!

  3. Andre Says:

    Ola’, gostaria qual DMV em NJ que vc tirou a carteira. Fomos na de Wayne e moça pediu para fazer a prova de direção depois de passar na prova escrita. Apresentamos a carteira do Brasil com a Internacional, mas ela falou que o Brasil nao está na lista dos países que não precisam fazer a prova. Muito obrigado. Abracos.

    • ... Says:

      Olá Andre, como vai?
      Eu fui em Randolph. Estranho ela pedir para fazer a prova de direção depois de passar na escrita. Eu fiz somente a escrita. Acho que isso depende de quanto tempo de carta você tem no Brasil. Quantos anos de carta você tem no Brasil?
      Praticamente, embora dizem que se aceita, muitos estados nos EUA não reconhece a carteira internacional de direção. Tanto é que nem apresentei a minha quando fui tirar. Converse lá novamente. Me diga o que conseguiu.
      Abraços

      • Andre Says:

        Oi Barbara, muito obrigado pelas informaçõoes– o processo foi muito interessante. Fomos la’ em Randolph para conferir a informação e tentar evitar a prova de direção. E a moça não foi muito simpática, falou que carteira do brasil precisaria mesmo fazer a prova e seria melhor eu parar de perguntar, pois eu estaria “entregando” a brasileira que não devia ter tirado a carteira.

        Bom, tinha uma outra brasileira que tirou a carteira direto em Freehold, e disse que uns amigos tb tiveram que ir lá resolver pois os outros dmv’s estavam dando vários problemas. Daí decidimos passar lá, uma hora de viagem, mas deu tudo certo, valeu muito a pena. Nao precisamos fazer a prova de direção e ficou tudo pronto no mesmo dia. Já tinhamos os 6 pontos tudo pronto.

      • ... Says:

        André, que bom que deu tudo certo no final.
        Percebi que foi bem complicado né? É assim mesmo, infelizmente! eu lembro que eu chorei na minha época. hahah, mas no fim deu tudo certo, fico feliz. Boa sorte, qualquer dúvida entre em contato…
        Abraços

      • Sandra Says:

        Andre, você foi a Freehold mesmo depois de fazer o teste teórico em Wayne? E deu tudo certo? Eu estava pensando em fazer a mesmo coisa para evitar o teste pratico, mesmo que seja em alguns meses. Cansei de ir em Randolph e cada vez me falarem uma coisa. Se puder, me avise como foi sua experiencia em detalhes para eu seguir seus passos, rsrs. Obrigada!

  4. Sandra Says:

    Barbara, sei exatamente o que você passou porque agora eh minha vez. Ja fui em Randolph 5 vezes! Duas para o teste (repeti na primeira, mas a própria atendente me deu a dica de pular as que não soubesse). Quando fiz o teste o rapaz que me atendeu disse que eu não precisava apresentar todos os documentos todas as vezes que eu fosse la, resultado, na segunda fez que fiz o teste, não levei todos os documentos e não pude tirar a carteira. Voltei mais tarde no mesmo dia mas estava muito cheio e não me deixaram entrar porque estava perto do horário de fechar. Voltei outro dia, com os mesmos documentos que apresentei na primeira vez e não tirei a carteira porque meu nome estava diferente no contrato de aluguel (tenho dois sobrenomes e la só aparecia um). Agora estou esperando para o landlord me entregar a versão do contrato com meu nome completo para finalizar esse processo. Ela me disse que só precisava fazer o teste teórico, porem pelo que eu vi, a carteira terá validade de apenas três meses, sera que apos isso eu precisarei fazer o teste pratico? Ja estou com medo!!
    Enfim, Randolph não eh fácil, eu ia para Wayne, ainda bem que vi os comentários daqui e não fui…se eu tiver que fazer o teste em três meses pelo menos já estarei mais acostumada as regras daqui (entrar a direita com farol vermelho me mata!). Tenho carteira ha mais de 15 anos. Vamos ver. Obrigada pelas dicas.

  5. Gustavo Says:

    Como faz para ter o Social Security card?

    • ... Says:

      Olá
      Gustavo, precisa levar seu passaporte, seu visto de trabalho (permissão em papel) até uma agência do SS. Procure no google uma agência mais perto de você.

  6. Claudinha Says:

    Poderia me informar se tem formulário em português

  7. inglids martins Says:

    e barbara sexta feira foi a minha primeira vez ao tenta fazer a prova.. mas por conta d meu nervosismo reprovei ..😡😥 mas nao vou desistir agora ja q cheguei ate aqui vou ate o fim..


Deixe uma resposta

