Quero Sal…

…em tudo, um pouco!

Quanto tempo leva para achar emprego ao voltar para o Brasil? 19 de agosto de 2012

Filed under: Brasil — ... @ 23:35
Tags: , ,

 Humor do dia: Barriga vazia, mas não é de fome. Censura: Nenhuma.

Voltar para o Brasil após um intercâmbio é um segundo choque cultural. Além da necessariedade de se encontrar novamente, fazer amigos, lidar com sentimentos novos; é tempo também de recomeçar. Vida nova não vem de graça, trabalhar é importantíssimo e faz a independência o palco principal de tudo.

 

Infelizmente, o dinheiro traz a liberdade de comprar, de sair, de se divertir, pagar contas, ir ao médico e tantas outras coisas. A pergunta que me fazem sempre é: Quanto tempo leva para arrumar emprego ao voltar para o Brasil?

 

Acredito que não existe fórmula mágica, nem tempo certo, aliás, isto tudo depende da região onde se vive, tempo de estudo, experiência profissional, determinação, economia do país, entre diversos outros fatores.

 

Eu diria que de 6 a 1 ano (mas não é regra). Quando voltei para o Brasil, logo achei emprego na minha área. Questão de um mês e meio. Mas, foi o momento errado. Logo tive que deixar o emprego (e por forças maiores). Estava cheia de mim mesma, ainda tentando me achar novamente no Brasil e respondendo a todos, praticamente me achando em um seriado de comédia americana, tipo The Office.

 

Depois, como o desespero chegou, resolvi pegar um emprego em loja, afinal era fim de ano e pensei em fazer uma graninha. Foi uma boa, embora não tivesse feito tanto dinheiro assim. O lado bom desses empregos temporários ao voltar para o Brasil é que é possível fazer dinheiro, não ficar na miséria e dar tempo para se situar de volta na terrinha natal.

 

Logo, achei algo na minha área novamente. (Ficando três meses apenas no emprego no comércio).  Não é emprego fixo ainda, mas é um emprego que já estou há seis meses e fiz uma boa grana, embora agora a situação esteja complicada e eu esteja procurando emprego de volta.
Se dicas fossem úteis, eu diria: Se você tem condições de esperar um pouco, faça freelas, bicos, emprego temporário mesmo, só para não ficar sem dinheiro e assim que você estiver sentindo-se um pouco mais de volta a realidade, procure um emprego em sua área.
Sei que o tempo de crise está aí, mas o mundo é uma crise desde que virou o capitalismo! Boa sorte e se alguém quiser me contratar here I am !!

 

Deixe uma resposta

