Quero Sal…

…em tudo, um pouco!

O que quer dizer VIOPP? 18 de dezembro de 2014

Filed under: Sem categoria — ... @ 23:35

Humor do dia: Começando a ter gripe. Censura: Nenhuma.

Estou pela terceira vez nos Estados Unidos e dessa vez estou usando pela primeira vez um passaporte novo. Até então eu só tinha um passaporte e nele o meu visto.

Meu primeiro visto era de intercâmbio e o segundo de turista (com validade de 10 anos). Meu primeiro passaporte venceu e precisei tirar um outro (com validade de 5 anos, mas a partir de 2015 os passaportes brasileiros terão validade de 10 anos).

Sendo assim, precisei viajar para os Estados Unidos com o passaporte velho (com visto) e passaporte novo. Normalmente quando você tem apenas um passaporte apenas, o agente de imigração escreve a data de sua chegada e a data que você deve deixar o país sem causar problemas.

Em 2012 quando vim para os EUA a turismo, colocaram no meu passaporte a data X de saída. Dessa vez, como eu estava com dois passaportes, ao invés de escreverem a data de partida, colocaram VIOPP, que quer dizer que meu visto deve ser analisado no passaporte antigo.

Mesmo assim, não consegui saber o quanto de tempo a imigração cedeu para minha estadia. Acontece que muitas coisas mudaram.

Ao entrar no avião só se preenche um formulário da alfandega e não mais o formulário I-94, que deveria ser entregue na imigração ao chegar nas terrinhas do Tio Sam.

Agora, se você precisa saber quanto tempo pode ficar nos USA, basta entrar no site da imigração e digitar o seu passaporte e preencher algumas informações, é como se fosse um I-94 online. Porém, você assina um termo de compromisso online e se você fizer algo errado pode sofrer alguma penalidade.

Não me recordo o website agora, mas basta digitar no google I-94 online e histórico. Só preciso descobrir agora como é que eles fazem o controle de saída. Antigamente, para este controle bastava entregar dentro do avião de partida o canhoto do I-94.

 

Deixe uma resposta

