Quero Sal…

…em tudo, um pouco!

Imigração e Alfândega no aeroporto de Narita 11 de dezembro de 2015

Filed under: Sem categoria — ... @ 23:35

Pessoal, vou republicar aqui um conteúdo do blog https://queropimentablog.wordpress.com/

O QueroSal é sobre a vida nos Estados Unidos e o Quero Pimenta sobre a vida no Japão. Este artigo é para terem uma ideia do processo de imigração no oriente. Comentem…

 

As poucas vezes em que fui para os Estados Unidos, fiquei com muito medo da imigração e alfândega. Já havia visto pessoas chorando, indo para salinha de investigação e até voltando para casa. O processo no aeroporto da terrinha americana é bem diferente de outros países, até do Japão que também é um país de primeiro mundo.

Ao chegar no aeroporto de Narita (Tóquio – Japão), uma funcionária falando em inglês/japonês viu meu passaporte e me colocou na fila B da agente da imigração. Não falo nada de Nihongo (japonês) então a atendente da fila B mando-me pegar outra fila.

Aquela mesma funcionária falando em inglês/japonês me deu um papel e pediu para eu sentar. Em questão de 20 segundos mandou eu pegar uma outra fila. Novamente, tudo errado! Este outro agente não sabia também falar inglês e perguntava algo. No final, chamei um brasileiro que conheci no avião. Ele traduziu e a única pergunta feita foi: “Quem é japonês, seu pai ou sua mãe?”.

No aeroporto dos Estados Unidos perguntam muitas coisas, por exemplo, quanto de dinheiro você está levando, passagens de ida e de volta, endereço de estádia, conhecidos, o que faz no Brasil, o motivo pela viagem, só falta perguntarem a cor da sua roupa de baixo.

No Japão foi bem simples. Agora, basta saber se para cada pessoa é diferente. No avião preenchi o formulário de alfândega e de imigração. Nada de especial: nome, nascimento, profissão, algo a declarar e endereço.

Após isso, busquei a minha mala que seria passada por scanner, mas não passou. Apenas malas suspeitas é que são abertas ali mesmo, na frente da galera.

Para mim não houve nenhum problema e a imigração japonesa foi bem simples. Na verdade, bem bagunçado também, já que não sabiam para que fila eu deveria entrar…mas japoneses são bem atrapalhados mesmo.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s