Quero Sal…

…em tudo, um pouco!

Hospital nos Estados Unidos 13 de dezembro de 2015

Filed under: Brasil,Revelações pós. — ... @ 23:35

Na verdade retirei este texto do meu outro blog: https://queropimentablog.wordpress.com/

O tema original é: Hospital no Japão: bom ou ruim? Achei legal compartilhar aqui também para ter-se uma ideia de hospital no Japão, USA  e Brasil.

Para multimídia completa é necessário acessar o site QueroPimenta.

___

Não tenho como falar sobre hospital no Japão sem fazer comparações. Conheço muito pouco sobre sistema de saúde no mundo, até mesmo da minha terra natal (Brasil). Já morei nos Estados Unidos e, agora, estou no Japão. Vamos lá:

No Brasil existem planos de saúde e atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Planos de saúde bons são caros; o SUS é ruim, lotado, médicos desinteressados pelos pacientes. Enfim, apesar de tudo isso, ainda tem opção gratuita, que em algumas cidades ainda são melhores.

Nos Estados Unidos não há nada gratuito, paga-se tudo. Uma opção para quem não pode pagar pelos custos do hospital é ir aos hospitais das faculdades. Paga-se, mas um preço mais em conta.

No Japão não há nada gratuito também, uma opção é aderir um plano de saúde da prefeitura da cidade onde reside-se. Chama-se kenkou hoken, que cobra uma pequena parte.

Para quem é estrangeiro morando temporariamente no Japão, vale a pena fazer um seguro internacional. É o que fiz. Isso significa que algumas despesas são pagas, cobertura em caso de morte, etc..Doenças crônicas ou consultas ginecológicas são outros exemplos que não possuem cobertura.

Geral 

O Brasil perde para o Japão e para os Estados Unidos em limpeza, segurança, facilidades e respeito médico.

Nos Estados Unidos os hospitais tem salas separadas para crianças e adultos. No Brasil, principalmente no SUS ou hospitais menores, é comum ver aquela fila, bebê ao lado de idosos, doentes ao lado de todo mundo e assim vai.

Para começar, os Estados Unidos tem hospitais só para crianças e adolescentes. Quando são no mesmo prédio, as alas são todas separadas.

No Japão ainda não tenho estes detalhes, mas todos os funcionários usam máscaras, tem loja de conveniência dentro, é tudo muito limpo, pouca fila, atendimento rápido, etc.. O que mais chamou minha atenção até o momento é que ao “abrir” o hospital logo cedo, todos os funcionários (chefes, diretores, médicos, atendentes, enfermeiros, faxineiros), se reúnem para recepcionar os pacientes.

Em um anúncio falam quantos leitos estão disponíveis, quem são os médicos do dia, novidades no hospital e outras coisitas.

Médicos. 

O Brasil tem muitos médicos e bons. O problema é que a maioria dos médicos vem de uma elite, ainda focada em um “Brasil colônia”. As faculdades de medicina no Brasil são boas ou razoáveis, mas os médicos (em minha opinião) fazem diferença por classe social.

No Estados Unidos, os médicos não fazem essa diferença. A formação deles é excelente. Não vejo nada de errado.

No Japão, a medicina é muito avançada, assim como nos Estados Unidos. Contaram-me que nos hospitais, antes de iniciarem uma cirurgia (Japão), faz algum tipo de oração para que dê tudo certo.

As cirurgias são filmadas, para ter certeza que o trabalho está sendo bem feito, sem erro e com respeito pelo paciente.

Agora, não sei se é verdade, mas já ouvi dizer, que alguns cursos tem poucas aulas práticas, por isso muitos estrangeiros ficam com medo dos médicos no Japão.

Link:

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s